07/08/2022

Massagem no bebê e seus benefícios - aprenda a fazer shantala

Massagear o seu filho todos os dias traz inúmeros benefícios, para vocês dois. É um momento de relaxamento e conexão, que tranquiliza tanto o bebê quanto a mamãe (ou o papai, se ele estiver fazendo a massagem).

Estabelecer uma rotina de massagem ajuda no desenvolvimento motor e emocional do seu filho, além de aliviar dores causadas por cólicas e contribuir para um sono sereno e sem interrupções.

Nesse texto vamos te mostrar os benefícios da massagem para bebês e te dar dicas de como fazer uma massagem. Além disso, vamos te ensinar duas técnicas diferentes, uma para ajudar a aliviar dores em caso de cólica, e a outra é a famosa shantala, técnica milenar que foi trazida da Índia.

Além disso, vamos responder às principais dúvidas relacionadas à massagem, como a idade certa em que você começar a fazer e que produtos você pode usar.

 

Benefícios da massagem

Além da conexão e do relaxamento, a massagem traz muitos outros benefícios para os bebês, olha só:

 

  • diminui a agitação e irritabilidade dos bebês e crianças
  • diminui a tensão e os choros
  • ajuda o bebê a ter um sono mais tranquilo e com menos interrupções
  • assim como nos adultos, a massagem ajuda a diminuir a ansiedade e também o estresse
  • os toques estimulam o bom funcionamento do sistema digestivo
  • ajuda a melhorar crises de cólica
  • como beneficia o sistema digestivo, a massagem também ajuda o bebê a ganhar peso
  • eleva os níveis de ocitocina (hormônio do bem-estar) do bebê
  • ajuda o bebê a se conhecer melhor

 

Criando uma rotina de massagem

Você não precisa de nenhum conhecimento específico para massagear o seu filho, o que realmente importa é que esse seja um tempo de qualidade que vocês dois passem juntos.

E a cada dia que vocês repetirem esse ritual você vai se sentir mais segura. Segura para experimentar coisas novas, como a Shantala por exemplo. Mas, vamos falar dela mais para frente.

Agora, anote essas dicas para criar uma rotina de massagem para o seu bebê:

 

  • procure um lugar adequado para fazer a massagem, pode ser no quarto, com pouca luz e temperatura agradável, tem que ser um lugar onde os dois estejam confortáveis
  • o nosso Baby Room Mist pode ajudar a deixar o ambiente ainda mais agradável
  • evite usar acessórios nas mãos durante a massagem, anéis e pulseiras podem machucar o bebê
  • unhas muito compridas também podem machucar o bebê
  • já deixe uma toalha por perto
  • use algum produto específico para bebês para ajudar na massagem, o nosso Óleo Vegetal Infantil é um ótima opção
  • Lave bem as mãos e mantenha elas aquecidas ao encostar no bebê

 

Esse ritual pode ser feito depois do banho do bebê, porque já vai ajudar ele a relaxar e dormir melhor.

 

Como fazer massagem para aliviar cólicas do bebê

Falamos nos tópicos anteriores que a massagem ajuda a aliviar as crises de cólicas do bebê, então, trouxemos algumas dicas de toques e movimentos que você pode fazer sempre que seu bebê estiver com cólicas.

 

Massagem no sentido horário

Na barriguinha do bebê faça movimentos para o sentido horário (que é a direção em que o intestino funciona). Esse movimento ajuda no funcionamento do intestino, aliviando as dores e ajudando o bebê a eliminar os gases.

 

Dobre as perninhas

Com o bebê deitado de barriga para cima, dobre as perninhas dele e empurre em direção ao estômago. Esse movimento também ajuda a eliminar os gases que causam as dores das cólicas.

 

Massagem de bruços

Geralmente ficar de bruços é uma posição bastante confortável para os bebês. Então, para essa massagem coloque seu filho de bruços sobre a sua barriga, e coloque uma das suas mãos na barriguinha dele e massageie. Essa massagem é um pouco mais complicada de ser feita, mas ajuda bastante.

 

Massagem de cima para baixo na barriga

Com o bebê deitado de barriga para cima, faça movimentos de cima para baixo com os dedões no estômago dele. Esse movimento também ajuda a eliminar os gases.

É bem comum que os bebês tenham crises de cólicas, principalmente entre o final do primeiro e terceiro mês de vida. Isso acontece porque o sistema digestivo do bebê ainda está em desenvolvimento.

Então, mamãe e papai, não precisam ficar preocupados e assustados. As cólicas são normais e não atrapalham o desenvolvimento da criança. E a massagem, como dizem por aí, é um “santo remédio”.

 

O que é Shantala

A Shantala é uma técnica de massagem de origem indiana. Ela foi difundida no resto mundo pelo obstetra francês Frédérick Leboyer, o mesmo que inventou o parto Leboyer (sem violência).

Em uma de suas viagens para a Índia, Leboyer presenciou uma mãe massageando o filho ao ar livre, e pediu para que a mulher o ensinasse a fazer. A mulher se chamava Shantala, então Leboyer deu o nome da mulher para a técnica ao apresentá-la ao resto do mundo.

 

A Shantala estimula todo o corpinho do bebê e pode ser feita desde o primeiro mês de vida. É uma técnica que traz relaxamento e benefícios para o bebê e para quem está fazendo a massagem.

 

Benefícios da Shantala

A Shantala em bebês ajuda na circulação e estimula o sistema imunológico, deixando o bebê mais resistente às doenças. Veja mais benefícios da Shantala:

 

Relaxa o bebê

A técnica da Shantala diminui o ritmo cardíaco e respiratório do bebê, o que consequentemente o acalma. Além disso, ajuda a aliviar cólicas e melhora consideravelmente o sono.

 

Estimula a resistência imunológica

A Shantala estimula a atividade e o movimento linfático do bebê. Contribui também para a produção de enzimas necessárias para a síntese proteica, que produzem substâncias responsáveis pela imunidade celular.

 

Melhora a consciência corporal

A rotina com Shantala proporciona consciência corporal ao bebê, já que ele aprende a ter noção de espaço e dos limites do próprio corpo. O resultado disso é que a criança vai aprender a se movimentar melhor, não caindo e esbarrando nas coisas com tanta frequência.

 

Auxilia no desenvolvimento de bebês prematuros

A Shantala é super indicada para bebês que nascem prematuros, porque oferece um estímulo suave e positivo. Estudos comprovam que nestes casos, a Shantala ajuda o bebê a ganhar peso, consequentemente diminuindo o tempo de internação.

 

Melhora a respiração

Como a Shantala passa por todo o corpinho do bebê, a massagem no peito melhora a respiração porque expande a caixa torácica. Esse fator também beneficia muito os bebês que nasceram de cesárea e não receberam a “massagem” do canal vaginal que ajuda a eliminar o líquido dos pulmões.

 

Bebê mais receptivo

O bebê que recebe Shantala com frequência tende a ser mais receptivo com o toque de outras pessoas. Isso ajuda na fase em que a criança já está maior e tem mais facilidade para se relacionar com os outros.

 

A partir de que idade o bebê pode receber Shantala

Sobre essa questão existe certa controvérsia. Alguns pediatras afirmam que a Shantala pode ser aplicada desde os primeiros dias de vida, ajudando inclusive os bebês prematuros, como vimos no tópico acima.

E outros pediatras dizem que a técnica deve ser aplicada somente depois do primeiro mês de vida, quando umbigo já está praticamente cicatrizado e o bebê mais receptivo e atento.

Mas existe um consenso: para receber a massagem (independente da idade), o bebê “precisa querer”, ou seja, estar receptivo para o momento. Por isso, evite fazer Shantala quando seu bebê estiver com fome, sede, sono ou se ele estiver com diarréia, febre ou resfriado. Nesses casos a massagem acaba aumentando o desconforto.

 

 

Produtos para usar durante a massagem

O uso de cosméticos durante a massagem não é obrigatório, mas, um hidratante ou óleo vegetal ajudam no deslizar das mãos e evitam que o contato e a fricção da pele machuque o bebê.

Nós temos 4 produtos para te indicar, e que vão proporcionar os benefícios da aromaterapia para o seu bebê durante o ritual da Shantala.

 

Óleo Vegetal Corporal Infantil

O nosso Óleo Vegetal foi criado e pensado para o momento da massagem. Ele tem óleo essencial de lavanda, óleo de semente de uva, óleo de amêndoas doce e óleo de algodão. Também pode ser usado para limpeza e hidratação, antes, durante e depois do banho.

 

Hidratante Relaxante

O Hidratante Relaxante hidrata e nutre a pele do bebê, e pode ser usado no rosto e corpo desde o primeiro dia de vida. Ele tem calêndula, camomila e óleo essencial de lavanda. Muitas mamães também relatam o efeito calmante em peles com dermatite atópica.

 

Spray Hidratante

O Spray Hidratante Infantil é multifuncional 2 em 1, podendo ser usado na pele e cabelo do bebê. Ele tem hidrolato de lavanda, extrato de aloe vera e calêndula, óleo essencial de lavanda e pantenol. Proporciona hidratação rápida, apenas borrifando na pele.

 

Baby Room Mist

Nosso spray relaxante e aromaterapêutico. Você pode borrifar em todo o ambiente em que vai fazer a Shantala no bebê. Ajuda a deixar o ambiente ainda mais relaxante e propício para o momento da massagem.

 

Passo a passo para fazer massagem Shantala

Para fazer a Shantala você pode deitar o bebê na cama, de frente para você. Ou você pode colocá-lo sobre as suas pernas, de barriga para cima e de frente para você. O importante é manter o contato visual.

E se você optar por usar algum produto, como o nosso Óleo Vegetal, lembre-se de colocar primeiro nas suas mãos e esfregar para aquecer, assim você não colocará o produto frio na pele do bebê. Então vamos começar:

 

Passo 01: no peito

  • espalme as suas mãos no centro do peito do bebê e vá deslizando elas simultaneamente em direção às axilas. Faça a mesma coisa em direção aos ombros.
  • Depois, deslize a sua mão esquerda do quadril direito até o ombro esquerdo do bebê, e com a mão direita faça o mesmo movimento do outro lado. Imagine um X cruzando o peito da criança, esse é movimento que você deve fazer

 

Passo 02: nos braços

  • Vire o seu bebê de lado e com uma de suas mãos segure a mãozinha dele. Com a sua outra mão, envolva o ombro dele (como um bracelete) e vá deslizando até a mãozinha, as suas duas mãos vão se encontrar para segurar a dele.
  • Depois faça movimentos de rosca segurando o bracinho, cada uma das suas mãos “torce” para um lado, do ombro até a mãozinha, mas lembre-se de não fazer esses movimentos com força.
  • Vire o bebê e repita os mesmos movimentos do outro lado.

 

Passo 03: não mãos

  • massageie uma mãozinha de cada vez
  • com o seu polegar, deslize da palma da mão em direção ao dedinhos
  • depois, deslize a palma da sua mão na palma da mãozinha do seu bebê

 

Passo 04: na barriga

  • vire o bebê novamente de barriga para cima
  • deslize as suas mão desde a base do peito, onde começam as costelas até a parte baixa da barriga, fazendo uma pressão suave, como se fosse esvaziá-la
  • com uma das mãos segure as perninhas o bebê juntas para cima, e com o antebraço massageie a barriga de cima para baixo

 

Passo 05: nas pernas

  • Repita nas perninhas o mesmo movimento que você fez nos braços, um lado de cada vez.

 

Passo 06: nos pés

  • Repita nos pés o mesmo movimento que você fez nas mãozinhas, e no final, faça uma leve pressão em cada dedinho, começando no dedão e terminando no mindinho

 

Passo 07: nas costas

  • coloque o bebê de bruços, em transversal com as suas pernas e com a cabeça para o seu lado esquerdo
  • deslize as palmas das mãos para cima e para baixo, dos ombros até o bumbum, faça isso alternadamente, indo e voltando 3 vezes
  • agora, coloque a sua mão direita sobre a bundinha do bebê, e com a mão esquerda massageie as costas, da nuca até bumbum, da direita para a esquerda
  • depois, segure os calcanhares do bebê, enquanto a outra mão repete o movimento, mas agora da nuca até os pés

 

Passo 08: no rosto

  • novamente com o bebê de barriga para cima faça massagem no rosto
  • use os dedos indicadores e médios fazendo movimentos de meia lua, do centro da testa, passando pelas sobrancelhas até contornar os olhos. 
  • a cada repetição afaste mais as mãos dos olhos, indo até as bochechas e depois até queixo
  • depois, com os polegares deslize pelas laterais do nariz, da testa até os cantos da boca, de baixo para cima e de cima para baixo
  • e por fim, passe os polegares sobre o olhos do bebê, da testa até o queixo, o movimento deve fechar suavemente os olhos da criança

 

Passo 09: alongamentos

  • segure a mãozinha do bebê e cruze os bracinhos dele sobre o peito, fazendo um X
  • segure o pé esquerdo e a mão direita do bebê, e leve um em direção ao outro, também fazendo um X, alterne os lados
  • segure os pezinhos do bebê e dobre as perninhas em posição de “indiozinho” e depois empurre até a barriga, para voltar estique as pernas do bebê novamente