11/05/2021

Protetor Solar Infantil: um guia completo

 Um país tropical

Como diz Jorge Ben Jor, nós moramos num país tropical, ou seja, o calor nunca está para brincadeira.

Não importa a região do país, todo brasileiro sofre (ou não) com as altas temperaturas. Mas uma coisa é certa, sendo você uma pessoa do frio ou do calor, é preciso ter cuidado ao se expor ao sol, ainda mais nos horários que sabemos que são mais perigosos.

E esse cuidado precisa ser redobrado quando se trata dos bebês e crianças. Os pequenos têm a pele muito mais sensível do que nós, adultos. Por isso, nunca esqueça de usar protetor solar no seu filho.

Aqui neste texto, você vai encontrar tudo sobre proteção solar para bebês e crianças. Vamos te explicar direitinho sobre os horários adequados para pegar sol, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Também vamos te explicar a diferença entre os tipos de protetor solar (físico e químico), e expor os prós e contras desses dois tipos. 

E se você tem alguma dúvida sobre como é o jeito certo de aplicar o protetor solar, continue lendo esse texto, porque também vamos falar disso.

Bebês e crianças podem pegar sol? A SBP responde

Existem muitas dúvidas a respeito da exposição solar de bebês e crianças. Para trazer uma resposta definitiva e totalmente confiável, nós consultamos o Guia de Fotoproteção na Criança e Adolescente, um documento publicado recentemente pela SBP.

De acordo com esse documento, bebês abaixo dos 6 meses de idade devem evitar a exposição direta ao sol. Sempre que colocar o seu bebê dessa faixa etária para tomar banho de sol, lembre-se de usar barreiras físicas: guarda sol, boné, chapéu e roupas adequadas.

É extremamente importante falar também, que antes dos 6 meses de idade os bebés não podem usar nenhum tipo de filtro solar. 

A pele dos bebês é super sensível, e a Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso de nenhum tipo de protetor solar em bebês abaixo dessa faixa etária, já que esses produtos podem acabar provocando alergias.

Depois dos 6 meses até os 2 anos, os bebês podem usar filtros solares inorgânicos, também conhecidos como protetores solares físicos.

Mais para frente vamos explicar o que são esses protetores físicos, mas para adiantar aqui, saiba que a SBP recomenda o seu uso pois eles não penetram na pele, e assim a ocorrência de alergias é bem menor.

Melhores e piores horários para pegar sol

Os pais devem evitar que seus filhos peguem sol nos horários de pico, que são os horários mais perigosos, porque os raios UVA e UVB tem maior incidência. Esses horários são: entre as 10h da manhã e às 15h da tarde.

Ou seja, os horários adequados para exposição solar são antes das 10h manhã, e após as 15h.

Mas, mesmo se expondo ao sol nos horários adequados, o filtro solar é imprescindível. Essa regra vale para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Benefícios e malefícios da exposição solar

É durante a infância e adolescência que os seres humanos mais se expõem ao sol. Isso porque é comum que passem mais tempo ao ar livre.

A Sociedade Brasileira de Pediatria há anos vem pesquisando os prós e contras da exposição solar. Então, segue a lista dos benefícios e malefícios.

Benefícios da exposição solar

  • É importante para a produção adequada de vitamina D
  • Proporciona bem-estar
  • Ajuda na produção de ß-endorfinas
  • Contribui para a atividade serotoninérgica cerebral
  • Proporciona imunomodulação
  • Ajuda a controlar o relógio circadiano

Malefícios da exposição solar excessiva

  • Risco de câncer de pele
  • Envelhecimento precoce
  • Lesões pigmentares na pele

Os malefícios causados pela exposição excessiva e sem os devidos cuidados são considerados preveníveis pela SBP. Isso porque temos muitas opções de fotoproteção, como os protetores solares e as barreiras físicas, além dos horários adequados.

Alguns estudos ainda não totalmente comprovados, mostram que a exposição solar controlada e adequada pode prevenir vários tipos de câncer, ajudar na proteção cardiovascular, prevenir demência (incluindo Alzheimer), diabetes, miopia, degeneração macular e esclerose múltipla.

O que é um protetor solar?

Até agora falamos bastante sobre a exposição solar e os vários tipos de fotoproteção que podemos usar, um deles sendo o protetor solar. Mas, você sabe realmente o que é o protetor solar? Como ele funciona? Como ele protege?

O protetor solar é uma loção, que pode ser em spray ou creme, de uso tópico, que protege a pele dos raios UV.

Existem dúvidas quanto à nomenclatura, e de acordo com Sociedade Brasileira de Dermatologia, o filtro solar é a matéria prima que protege contra os raios solares. E o protetor solar é a combinação dessas matérias primas.

Ainda existe o Fator de Proteção Solar (FPS), que é calculado através de uma fórmula matemática, que usa a Dose Eritematosa Mínima (DEM) da pele com o filtro solar dividida pela DEM da pele não protegida.

Protetor solar adulto e infantil: entenda a diferença

A criança pode usar o protetor solar do adulto? Essa é uma questão bem séria, e que causa muitas dúvidas. E a resposta é simples: não. E sabe porque? Porque o protetor solar adulto e infantil são diferentes, e a gente vai explicar isso agora.

A principal diferença entre os dois está na composição. Os protetores solares feitos para bebês e crianças são mais suaves, com ingredientes e substâncias que não agridem a pele e não provocam alergias.

Em geral, os filtros solares infantis tem a textura mais densa, e por isso acabam sendo um pouco mais difíceis de espalhar na pele. E obrigatoriamente, os protetores solares para crianças precisam ser formulados com compostos hipoalergênicos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os bebês a partir dos 6 meses de idade usem somente protetores solares físicos (inorgânicos). Isso porque esse tipo de protetor é mais seguro, e não causa alergias na pele.

A partir de que idade a criança pode usar protetor solar?

A gente até já falou isso ao longo do texto, mas não custa nada reforçar, afinal, essa é uma informação valiosa demais.

A SBP diz que somente bebês a partir de 6 meses de idade podem usar protetores solares. E que de preferência esse protetor seja de barreira física.

A pele dos bebês é super frágil e tem um poder de absorção muito grande, fazendo com que qualquer composto que seja passado na pele seja absorvido, então lembre-se, antes dos 6 meses de idade nada de protetor solar.

Tipos de protetor solar

Você sabia que existem dois tipos de protetores? É isso mesmo. Esse é um fato desconhecido por muita gente, mas hoje vamos te explicar direitinho quais são esses dois tipos e as diferenças entre eles.

Hoje, nas farmácias, mercados e na internet você encontra protetores solares físicos e químicos.

O protetor solar químico é aquele convencional, que todo mundo usa, e que é chamado somente de protetor solar mesmo.

Ele é chamado de químico porque interage quimicamente com a pele. E como o próprio nome sugere, o protetor solar físico interage de forma física.

Os protetores físicos ainda são uma “novidade” no Brasil, mas muito comuns e difundidos em outros países. Podemos afirmar que eles são sim melhores que os químicos, justamente porque não penetram na pele.

Tanto é, que essa é a recomendação da SBP para bebês e crianças. Além disso, o protetor físico apresenta muito menos riscos de alergias na pele e dermatites, justamente devido aos ingredientes da sua composição.

Diferenças entre protetor solar físico e químico

As diferenças entre os dois estão tanto na composição quanto na forma de proteção.

O que é um protetor solar físico?

O protetor solar físico também é chamado de inorgânico ou de barreira. Recebe esse nome porque utiliza substâncias inorgânicas na composição.

Essas substâncias têm propriedades físicas, que agem como uma barreira protetora na pele, refletindo os raios UV (tanto UVA como UVB).

Os ingredientes mais usados em protetores solares físicos são o dióxido de titânio e o óxido de zinco. 

Ou seja, criando essa barreira realmente física na pele, os filtros solares físicos não penetram na pele, eles apenas refletem os raios solares. E esse é o grande motivo pelo qual esse tipo de protetor não causa alergias e é o mais indicado para bebês e crianças.

Outro grande benefício do protetor solar físico é que ele confere proteção instantânea. Ou seja, imediatamente após a aplicação o filtro solar já começa a agir e proteger a pele.

Como funciona a barreira física?

O protetor solar físico pode ser usado por bebês, crianças e adultos, independente do tipo ou cor da pele. Mas é importante ressaltar que por atuar através de uma barreira física, esse tipo de protetor forma uma camada esbranquiçada sobre a pele.

Isso acontece porque geralmente os filtros físicos não usam pigmentos, ou seja, essa camada branca que fica visível na pele é a cor natural do produto.

Justamente por isso também que o protetor físico é um pouco mais difícil de aplicar, já que é mais denso e não absorvido pela pele. Mas isso pode ser uma grande vantagem para os papais e mamães, que conseguem ver na pele da criança onde ainda tem protetor e se já é preciso reaplicar novamente.

O que é um protetor solar químico?

O protetor solar químico também é chamado de orgânico, mas, comumente nós chamamos apenas de protetor solar, já que é o mais comum e mais fácil de encontrar.

Esse tipo de protetor contém cromóforos que absorvem a radiação UV, transformando-a em calor ou luz, que é eliminado pela pele.

Ou seja, os protetores químicos são absorvidos pela pele, juntamente com a radiação, que só depois é eliminada. Enquanto os protetores físicos nem permitem que a pele absorva essa radiação.

Outro ponto negativo dos filtros solares químicos é que eles não têm ação imediata como os físicos. A maioria deles necessita de aproximadamente 20 minutos agindo na pele para então conferir a proteção prometida na embalagem.

Qual o jeito certo de aplicar o protetor solar

É muito comum a dúvida sobre a quantidade de protetor solar. Muitos pais já devem ter se perguntado, será que preciso passar até meu filho ficar branquinho? No caso dos protetores físicos isso vai acontecer de qualquer jeito né?!

Existe a regra das colheres de chá. Ou seja, uma quantidade equivalente a uma colher de chá para cada um dos 4 membros (mãos e braços), duas colheres para o tronco e mais uma para o rosto.

Se você não souber qual quantidade equivalente a uma colher de chá (afinal de contas, não é sempre que a gente tem colher dentro da bolsa né), pode medir usando a regra dos dois dedos, como explica a Sociedade Brasileira de Pediatria:

“Preconiza-se uma colher de chá ou uma quantidade suficiente para cobrir os segundo e terceiro dedos da mão.”

Se a criança for brincar na água, a SBP recomenda que o filtro solar seja reaplicado logo quando ela sair da água. E se a criança não for pra água, o recomendado é reaplicar a cada duas horas.

Não só a quantidade de protetor é importante como também quando usar. Se a gente levar em consideração que a exposição solar acontece todos os dias, o correto é usar protetor solar diariamente.

E quando falamos diariamente, é diariamente mesmo quando não tem sol. Até mesmo em dias nublados os raios solares incidem na pele.

Qual o melhor protetor solar para bebês e crianças?

Depois de falar sobre tudo isso, a gente já entendeu que o protetor solar físico é melhor para os bebês e crianças, e até mesmo para os adultos.

Então, se você entrar no nosso site clicando nesse link, vai conhecer o nosso Protetor Solar Natural Físico Mineral.

O nosso protetor físico tem FPS 30, que é mínimo indicado para bebês e crianças, e como já falamos ao longo do texto, pode ser usado por bebês a partir dos 6 meses de idade.

Além disso, também pode ser usado por pessoas alérgicas e mulheres grávidas, é um produto seguro para toda a família.

Olha só a lista de coisas boas sobre o nosso Protetor Solar:

  • Dermatologicamente testado
  • Aprovado pela ANVISA
  • Matéria prima natural e orgânica
  • Sem parabenos, sulfatos e petrolatos
  • Embalagem reciclável
  • Não testado em animais
  • Hipoalergênico
  • Reef Friendly: não prejudica os corais
  • Sem glúten
  • Sem oxibenzona
  • Sem perfume

Concluindo: protetor solar e proteção física, a combinação perfeita

Se você chegou até o final desse texto, parabéns. Você acabou de adquirir um conhecimento muito valioso, que vai ser útil pra você todos os dias.

O aprendizado que a gente leva dessa leitura é que com o sol não se brinca. Ele traz inúmeros benefícios para a saúde, mas em excesso pode se tornar um grande vilão.

Então, para se proteger e ficar somente com os benefícios da exposição solar, lembre-se de usar protetor todos os dias, e não esqueça de passar nas crianças também, afinal elas passam mais tempo expostas ao sol do que nós.

Sempre que possível, opte por filtros solares físicos, principalmente em bebês e crianças, já que os químicos podem provocar alergias e dermatites.

E lembre-se, as crianças precisam ser crianças. Deixem que elas brinquem ao ar livre, que peguem sol e que se divirtam. Você mamãe e papai não precisam ter medo, é só proteger seu filho adequadamente, com protetor solar e roupas e bonés, e observar os horários adequados que tudo vai ficar bem.

E aproveite para brincar ao livre com eles também, são esses momentos que vão ficar guardados na memória.

Não se esqueça de conferir o nosso site para conhecer outros produtos naturais que vão fazer toda a diferença nos cuidados com o seu bebê. Acompanhe também as nossas redes sociais, pois lá você ficará por dentro de todas as nossas novidades, tal como depoimentos de várias mamães que já fizeram uso de nossos produtos e já estão sendo beneficiadas pelo uso da aromaterapia em suas rotinas. Temos também o Canal do Youtube, com conteúdos incríveis!

Fique à vontade para deixar o seu feedback também, ele é muito importante para nós. Pois como também somos mamães, buscamos desenvolver produtos pensando no bem-estar dos nossos filhos.