Cosméticos naturais: 10 motivos para mudar seus hábitos e escolher melhor
Você já reparou aquelas letrinhas miúdas que vêm nos rótulos dos cosméticos? Nomes estranhos como Cyclomethicone, coal tar ou parabenos são para a maioria das consumidoras apenas compostos químicos comuns. Mas a verdade é que se tratam de substâncias perigosas e agressivas à nossa saúde.
Diante da grande variedade de produtos de beleza, higiene e limpeza como fazer a melhor escolha? Existe algum produto seguro para você e sua família? A resposta é sim – os cosméticos naturais são a melhor opção não apenas para o nosso corpo, mas também para o planeta.
Selecionamos 10 motivos para você mudar de uma vez por todas os seus hábitos e preferir sempre os cosméticos naturais. Confira a seguir:
1- Cosméticos Naturais não possuem parabenos
Se tivéssemos que eleger um grande vilão dos cosméticos industriais certamente seriam os parabenos. Essas substâncias já são proibidas em diversos países, mas no Brasil ainda são usadas em grande escala.
Utilizadas como como elemento antibacteriano, diversos estudos apontam que o seu uso contínuo pode causar presença residual no organismo humano. Ou seja, o parabeno é absorvido por nosso corpo causando diversos problemas como alergias, irritações e até mesmo câncer.
Um estudo realizado pela Universidade de Reading, no Reino Unido, descobriu que as mulheres possuem altas doses de parabenos no sangue, já que consomem mais produtos cosméticos que os homens. O mesmo estudo mostrou uma relação direta entre a substancia e diversas anomalias hormonais.
Uma das principais regras dos cosméticos naturais é: nada de parabenos. Como são feitos de maneira artesanal e pensados para a saúde de sua família, os produtos naturais conseguem ter o mesmo desempenho antibacteriano dos produtos industriais usando apenas insumos vindos da natureza.
2 – Cosméticos naturais não são testados em animais
De que adianta um produto que seja bom para você e sua família, mas que não pense na dignidade e respeito com os animais? Outra grande vantagem ao optar por produtos naturais é que eles são feitos sem nenhum teste animal.
No caso dos produtos veganos haverá sempre um selo ou informação que orienta o consumidor sobre o fato. Vale lembrar que cosméticos veganos não possuem nenhum traço de produto de origem animal em sua composição. São itens criados de maneira orgânica e com total consciência ambiental.
Outro fator importante é que os produtos naturais buscam preservar os biomas de onde suas matérias primas são extraídas. Desta maneira você terá a certeza de que aquele produto colabora para com o equilíbrio ambiental e a sustentabilidade.
3 – Valoriza o trabalho local e os ingredientes naturais
E se no lugar de aromas e texturas artificiais você pudesse sempre provar o verdadeiro aroma de camomila, calêndula, salvia ou verbena? Isso é possível com o uso de produtos cosméticos naturais.
Ao contrário dos itens industriais, feitos sobre base química, os produtos orgânicos são criados a partir de extratos naturais. Essa escolha criteriosa fortalece as tradições locais e valoriza os pequenos agricultores, que cultivam as ervas e insumos usados para a criação de produtos verdes.
Enquanto as grandes marcas criam toneladas de produtos iguais e sem qualidade efetiva, o cosmético natural é feito em pequenas quantidades, buscando sempre a melhor fórmula através dos melhores ingredientes.
Usar cosméticos naturais não é apenas bom para a sua saúde, mas é bom para a economia local, ampliando toda uma cadeia de produção independente e ecologicamente correta. Ao adquirir um novo produto para sua casa você estará ajudando também outras famílias a obterem sustento e dignidade social.
4 – Livre de corantes artificiais
Os corantes são outro grave problema para quem usa produtos industriais. Empregados cada vez mais em doses abusivas, eles dão cor artificial a compostos que não seriam tão atraentes se vendidos em sua forma original. Pomadas, cremes, batons, tinturas e uma infinidade de produtos usados todos os dias possuem altas quantidades de corantes.
Produtos como amaciantes de roupas, sabão em pó e detergentes são um exemplo de como as cores influenciam no nosso processo de compra. A maioria desses produtos possuem cores como azul ou verde, justamente para passar a ideia de limpeza, mesmo que o produto não seja de boa qualidade.
O grande perigo mora no fato de que muitos corantes são criados a partir de metais pesados, como chumbo, arsênio, zinco ou alumínio. Esses metais entram em nossa corrente sanguínea e provocam graves problemas de saúde como câncer, problemas neurológicos e respiratórios.
Já os cosméticos naturais possuem fórmulas livres desses compostos, aproveitando sempre as cores presentes nas substâncias naturais usadas em sua fabricação.
5 – Livre de fragrâncias artificiais
Pouca gente sabe, mas a maioria dos aromas disponíveis nas prateleiras dos supermercados não é verdadeira. Aquele shampoo infantil com aroma de camomila na verdade usa compostos químicos a base de petróleo para obter cor, textura e cheiro que imitam o natural.
Você já deve ter se deparado com produtos de marcas famosas com cores ou aromas como “casa de avó” ou “aconchego”. Na verdade, esses conceitos são apenas marketing. A base da composição da maioria dos produtos cosméticos industrializados é a mesma – o que muda é só o rótulo, a cor e a fragrância.
O motivo é simples: a produção industrial de cosméticos é pensada na quantidade, não na qualidade. Uma das maiores vantagens em optar por cosméticos naturais é ter a certeza que aquele cheirinho gostoso que fica na pele não vai fazer mal nem para você nem aos seus filhos.
As fragrâncias naturais, além de serem hipoalergênicas (não causam alergias) possuem maior fixação e não deixam resíduos nocivos na pele, unhas ou cabelos.
6 – Livre substâncias cancerígenas
Um simples creme hidratante pode conter dezenas de substâncias tóxicas que se acumulam no organismo e podem provocar câncer. A Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer possui uma lista de compostos que deveriam ser banidos do uso diário. Algumas dessas substâncias são:
Ácido bórico: usado em talcos, pomadas e sabonetes, é um composto altamente químico, usado até mesmo em pesticidas. É uma das substâncias mais usadas pela indústria cosmética. Diversos estudos comprovam que o ácido bórico pode causar intoxicações graves.
Formaldeído: é comprovadamente um composto cancerígeno e já foi banido em diversos países. Pode causar ainda irritações de pele e olhos.
Metacrilatos e Coal Tar: diversos produtos cosméticos, principalmente shampoo, rímel e tinturas para cabelos possuem Coal Tar, uma substância tóxica e cancerígena encontrada até em pisos asfálticos.
A melhor forma de se evitar o contato com essas fórmulas químicas é optar sempre pelo uso de produtos naturais.
7 – Cosméticos naturais são biodegradáveis
Um simples gesto como lavar as mãos pode colocar em risco toda uma cadeia de seres vivos. Isso acontece porque produtos industriais como detergentes, sabonetes líquidos e shampoos possuem, dentre outros compostos, uma substância chamada triclosan. Esse composto é usado como conservante, aumentando o prazo de validade de diversos produtos.
O problema é que o triclosan não é biodegradável, acumulando-se no meio ambiente. Sua presença destrói os micro-organismos aquáticos, causando um enorme impacto ambiental.
8 – Cosméticos naturais são seguros para o uso infantil
Ao contrário do que se imagina, os produtos infantis não são mais saudáveis que os produtos para o público adulto. Talcos, shampoos, cremes e sabonetes para crianças podem apresentar dosagens ainda maiores de corantes e fragrâncias artificiais, uma vez que são criados para chamar a atenção dos pequenos.
A exposição precoce a compostos químicos é um perigo real, que pode provocar desde cedo diversas complicações de saúde, especialmente alergias, irritações, intoxicações ou mesmo problemas respiratórios.
No lugar de produtos industriais, prefira sempre os compostos naturais. Os cosméticos infantis feitos de modo natural possuem base neutra, aroma suave e são livres de químicas e componentes tóxicos.
9 – Cosméticos naturais possuem os melhores resultados
Uma pele mais hidratada, cabelos mais saudáveis ou unhas mais resistentes são algumas das vantagens em optar por cosméticos naturais. Com fórmulas exclusivas, eles possuem melhor desempenho e qualidade quando comparados aos produtos industriais.
Compostos como a manteiga de karité, babosa e o óleo de coco são exemplos de hidratantes e renovadores naturais para a sua pele. Jojoba, camomila e jaborandi são excelentes para o fortalecimento dos cabelos. Já o abacate, mel e extrato de linhaça são esfoliantes e antioxidantes naturais.
10 – Produtos naturais rendem mais
Como são feitos para atender uma grande demanda, os cosméticos de grandes marcas duram menos que os naturais. Shampoos, cremes hidratantes, pomadas e maquiagem costumam durar cada vez menos, obrigando a consumidora a comprar sempre novos produtos.
Já os itens feitos com princípios naturais possuem maior rendimento, gerando assim mais economia. Outro fator importante é que os cosméticos naturais quase sempre possuem mais de uma finalidade. Um shampoo orgânico dispensa o uso de condicionadores, um creme hidratante artesanal pode ser usado em todo o corpo.
Desta forma você se preocupa menos em renovar os seus estoques e aproveita mais as vantagens que o produto natural tem a oferecer.
Resumindo
Estamos vivendo uma grande mudança de hábitos de compra. Devemos buscar cada vez mais produtos que combinem qualidade, bom preço e que sejam seguros para a nossa saúde e a de nossos filhos.
Na hora de comprar cosméticos, produtos de beleza e higiene, é fundamental observar os rótulos e saber que tipo de substância estamos levando para dentro de nossa casa.
Para não correr riscos o segredo é ser exigente e escolher sempre os produtos naturais. Além de livres de dezenas de substâncias perigosas, os cosméticos alternativos são mais eficientes, respeitam a vida animal e não poluem o planeta.