12/08/2020

6 dicas para o seu bebê dormir a noite inteira (a 5ª vai te surpreender!) + Dicas Bônus

O sono do bebê é uma das principais mudanças pelas quais as mamães precisam se adaptar quando chega um filho. E isso não é só um problema das mamães de primeira viagem não. As mamães experientes também passam por isso, afinal nenhuma gestação é igual a outra, e consequentemente os filhos também não.

O fato é que se adequar a rotina de sono do bebê pode ser uma das maiores dificuldades da maternidade. Prova disso é que até mesmo entre os amigos, a principal pergunta para os pais é: como andam as noites de sono? E a resposta, pelo menos nos primeiros meses, é basicamente a mesma: cansativas!

Contudo, é preciso ficar alerta, pois o sono é um dos principais indicativos de saúde do seu filho. E a gente sabe que toda mudança tem a sua fase difícil, mas lembre-se que é o bebê que precisa se adaptar a sua rotina de sono, e não você se adaptar a dele.

 

E se você chegou nesse post, provavelmente é porque o seu bebê não está dormindo bem durante a noite, e consequentemente você também não, não é mesmo?

Então, na lista a seguir vamos te dar 6 dicas que podem ajudar a melhorar o sono do seu bebê. E você vai perceber que a resposta é mais simples do que você imagina.

 

1- Respeite as janelas do sono

É extremamente importante respeitar essas janelas de sono, pois elas são parte fundamental do desenvolvimento do bebê. Mas afinal, o que são as janelas do sono?

Explicando de um jeito bem fácil de compreender, as janelas de sono são os intervalos entre os períodos de sono. Ou seja, é o tempo que o bebê consegue ficar acordado entre uma soneca e outra, ao longo do dia e também da noite.

 

E para cada fase de desenvolvimento, o bebê tem diferentes janelas de sono, olha só:

0 a 1 mês: até 40 min acordado
1 a 2 meses: de 40 a 60 min acordado
2 a 3 meses: de 60 a 80 min acordado
3 a 4 meses:  de 60 a 90 min acordado
4 a 6 meses: no máximo entre 1h15 e 1h45 acordado
6 a 8 meses: aproximadamente 2h30 acordado
8 a 10 meses: de 2h a 3h30 acordado
12 meses: de 3h a 4h acordado
18 meses: de 4h a 6h acordado
2 anos: de 5h a 7h acordado
3 anos: de 6h a 8h acordado
4 anos: de 6h a 12h acordado

 

Esses intervalos são importantes para interagir com o seu bebê, de modo que ele gaste energia e descanse melhor durante os períodos de sono. As sonecas diurnas também são importantes nesse processo.

Para melhorar o sono do bebê de 2 até 4 meses, por exemplo, é recomendado de 3 a 4 sonecas durante o dia. De 6 a 12 meses, uma média de 2 sonecas durante o dia é o bastante. Já de 1 a 3 anos, apenas uma já basta para regular o sono.

 

tabela janelas do sono verdi natural

 

2- Respeite os sinais de que o bebê está com sono

É muito comum que as mamães coloquem o bebê para dormir quando ele já está completamente exausto e irritado, mas você sabia que isso pode dificultar ainda mais o sono dele?

Como a gente já falou ali em cima na primeira dica, é super importante respeitar as janelas de sono, então não adianta você tentar manter o seu filho acordado durante todo o dia, para que ele durma mais e melhor a noite. Na verdade, fazer isso só vai contribuir para deixar o bebê mais cansado ainda, mais irritado e consequentemente pedindo colo e atenção com mais frequência.

 

Respeitar as fases do bebê é essencial para o desenvolvimento dele, e também para a saúde. Por isso, assim que o seu filho começar a apresentar sinais de que está com sono, coloque ele no berço, para que ele possa descansar.

Mas então, quais são os sinais mais comuns de que o bebê está com sono? A gente responde pra você:

- coçar os olhinhos
- ficar mais manhoso ou irritado
- tem também o bom e velho bocejo
- esfregar ou puxar as orelhas e o nariz
- arquear as costas
- olhar distante e parado
- tem bebês que podem ficar mais agitados (mas isso é mais comum a partir dos 2 anos)

 

Outra coisa bastante importante também, é acostumar o bebê a sempre dormir no berço/caminha. Então, quando o seu filho começar a dar indícios de que está com sono, faça o possível para não fazê-lo dormir no colo, na sua cama, ou em qualquer outro lugar que não seja o quarto ou espaço dele.

Essa prática pode parecer sem sentido no início, mas você precisa se lembrar que nem sempre você vai estar por perto para fazer seu bebê dormir, então ele precisa ser independente e conseguir fazer isso sozinho.

 

3- Ensine o bebê a diferenciar dia e noite

Essa é uma dica que parece desnecessária, mas que faz uma diferença enorme na qualidade do sono. Sabe aquela sensação de quando você está dentro do shopping, e já não sabe mais dizer se é dia ou noite, porque as luzes ficam acesas o tempo todo? É exatamente isso que a gente precisa evitar.

 

Quando você for colocar o bebê para dormir, apague as luzes do ambiente, ou pelo menos use luzes mais suaves, como um abajur por exemplo. E isso vale também para aquelas luzinhas de aparelhos eletrônicos, desligue tudo, tudo mesmo!

Fazendo isso, o bebê vai apreendendo que quando o ambiente está mais escurinho, ele pode dormir tranquilamente, e não precisa brigar com o sono. Outra coisa muito boa que você pode fazer, é preencher o ambiente com sons ou músicas relaxantes.

 

4- Crie uma rotina de sono começando pelo banho

O banho tem praticamente duas funções na rotina do bebê, além claro, da higiene. Uma delas é a diversão, você melhor do que ninguém sabe a moleza que aquelas horinhas na piscina causam em nós, pessoas adultas, imagina nos bebês! E a outra função é relaxar, e preparar o bebê para a hora de dormir.

 

Faça o possível para dar banho no seu filho logo antes da hora de dormir, assim, ele começa a entender que essa é mais uma etapa do sono, e já vai se acostumando com a ideia de que logo em seguida ele pode descansar tranquilamente.

E o ponto mais importante dessa dica, é sobre o tipo de sabonete/cosmético que você usa no banho do bebê. Existem no mercado cosméticos naturais à base de óleos essenciais, que possuem propriedades e eficácia comprovados cientificamente.

Mas você sabe o que é óleo essencial? E como ele pode influenciar diretamente no sono do seu bebê? A gente explica.

 

- O que são óleos essenciais?

Encontrados em frutas, flores, especiarias e ervas, são substâncias aromáticas usadas tanto na culinária, quanto na produção de cosméticos e medicamentos naturais. Por ter origem vegetal e natural, os óleos essenciais trazem infinitos benefícios a nossa saúde, como: melhor as defesas do organismo, possuem risco zero de dependência química e não tem nenhum tipo de efeito colateral.

Terapias com o óleo essencial de Melaleuca, por exemplo, tem entre seus benefícios o tratamento contra fungos, infecções urinárias e cicatrização de ferimentos. Assim como o óleo essencial de lavanda que proporciona bem estar, sendo ideal para o controle da ansiedade e do estresse. 

Graças ao avanço de pesquisas, a aromaterapia tem sido fundamental em diversas áreas, e não seria diferente na pediatria, que tem encontrado nos óleos essenciais uma boa forma de ajudar as mamães, como fazer o bebê dormir a noite toda, por exemplo.

 

- Qual o melhor óleo essencial para dormir?

imagem banho bebê lavanda verdi

 

Antes de tudo, com certeza você em algum momento da vida, ou em conversas com outras mamães, já deve ter ouvido falar em óleo de lavanda, certo? 

 

Bom, o óleo de lavanda é um dos principais aliados da aromaterapia. Com ativos como Linalol, o óleo de lavanda funciona como um relaxante eficiente e poderoso. Influenciando diretamente no sistema nervoso, aumentando a circulação do chamado neurotransmissor da calma e do relaxamento, conhecido também como GABA (ácido gama-animobutírico).

O GABA, por sua vez, quando equilibrado em nosso organismo, ou melhor, no organismo do bebê, ajuda no controle e diminuição do estresse e irritabilidade, naturais nos primeiros meses de vida. Além de ajudar no controle da ansiedade, proporciona uma melhora significativa no sono, graças a essa ação calmante.

Outro óleo essencial muito importante quando somado ao óleo de lavanda, é o óleo de laranja doce, também conhecido como o óleo da alegria. Pois o óleo essencial  da laranja doce contém propriedades que, assim como o óleo de lavanda, ajudam no combate ao estresse mas com um diferencial: ele também tem ação revigorante que ajuda inclusive no combate à depressão.

Essa mistura quando usada em cosméticos como shampoos e sabonetes, são verdadeiras fontes de vitaminas. E além de limpeza, renovação e proteção para a pele - já que a presença de Vitamina C acrescenta a função de antisséptico e bactericida - ainda traz a sensação de leveza e calmaria para a pele, ajudando ainda mais no sono do bebê.

 

5- Banho com sabonete relaxante de lavanda da Verdi Natural

Essa é a principal dica desse texto, que a gente fica muito feliz em compartilhar com você! Isso porque já recebemos diversos depoimentos de várias mamães que seguiram essa dica, e tiveram resultados realmente surpreendentes, mudando completamente a rotina de sono do bebê, e fazendo com que eles dormissem a noite toda, sem acordar.

 

Na hora do banho, use o Sabonete Líquido e Shampoo Infantil Relaxante com Óleos Essenciais de Lavanda e Laranja Doce. Dermatologicamente testado, o nosso sabonete pode ser usado no corpo todo e em bebês de todas as idades. Usando a mistura do óleo essencial de lavanda e do óleo essencial da laranja doce,  proporciona relaxamento intenso durante o  banho, e pode ser usado em todos os tipos de pele.

 

Os nossos produtos Verdi Natural foram desenvolvidos por mamães que, assim como você, buscam produtos de origem natural, visando não só a qualidade, mas o reflexo de suas substâncias na saúde e no desenvolvimento do bebê.

Livre de propriedades químicas como corantes e fragrâncias artificiais, nosso Sabonete Líquido e Shampoo Verdi Natural é ideal para você que procura um produto vegano, com ação relaxante, proporcionando aquela deliciosa sensação de bem-estar que auxilia diretamente na qualidade do sono do bebê.

 

6- Aplicar o Baby Room Mist nas roupas de cama do bebê

E a última dica, porém não menos importante, é que você conheça e use o nosso Baby Room Mist Spray Relaxante Aromaterapêutico com Hidrolato de Melissa e Óleo Essencial de Lavanda Verdi Natural!

O spray é um complemento do Sabonete Líquido Relaxante (que a gente já falou sobre na dica anterior), e pode ser usado na roupa de cama do bebê, nas cortinas e em todo o ambiente do quarto.

É bem simples de usar, e os resultados são incríveis! Basta borrifar algumas vezes na superfície desejada (não use diretamente sobre a pele), e pronto, o aroma vai preencher o ambiente, e começar a fazer efeito.

 

Mas o que é esse Spray Relaxante?

É um spray desenvolvido com hidrolato de melissa e óleo essencial de lavandim, traz todos os benefícios terapêuticos destes compostos para atrair uma noite de sono tranquila e relaxante.

O hidrolato de melissa auxilia no relaxamento e tranquilidade, além de também ser útil no auxílio de gripes e resfriados, já o óleo essencial de lavanda auxilia no sono sereno, além de relaxar e tranquilizar. 

 

O que são hidrolatos?

Também chamados de água floral, os hidrolatos são a água aromática que resulta do processo de destilação das plantas aromáticas. São substâncias bioativas que possuem verdadeiras propriedades terapêuticas e curativas.

Os hidrolatos são completamente naturais, ou seja, não existe uma forma de criá-los sinteticamente, pois isso comprometeria totalmente a sua essência.

Os hidrolatos são muito suaves e podem ser usados por todas as idades, em várias configurações, como por exemplo em um spray natural de ambientes  e com benefícios verdadeiros para o organismo.

 

Dicas Bônus

E para te ajudar a passar por essa fase mais complicada da maternidade, vamos te dar mais três dicas bônus, que podem te auxiliar a criar essa rotina do sono, que é tão importante para a saúde do seu bebê, e da sua também!

 

1- Kit Relaxante do Sono

banner kit de lavanda

 

A primeira delas é que você pode comprar o Spray Relaxante, o Sabonete Líquido Relaxante e ainda mais o Hidratante Natural de lavanda, Calêndula e Camomila, por um preço especial! 

Pensando na qualidade de sono do seu bebê e também no seu, nós desenvolvemos o Kit Lavanda Relaxante do Sono que contém todos os nossos produtos à base de óleo essencial de lavanda. 

 

2- Como identificar que o bebê está tendo problemas com a rotina de sono?

As dificuldades no sono não necessariamente estão ligadas apenas ao fato de o bebê não dormir a noite toda, outros sinais também podem ser indicadores de mudanças no sono. 

 

Alguns deles são: 

- O bebê só dorme depois de mamar
- Geralmente só dorme sendo embalado na cadeirinha ou no berço
- Costuma pegar no sono sempre que está em um passeio de carro
- Acorda assim que é deixado sozinho em seu quarto
- Não consegue dormir as sonecas diurnas
- Acorda com frequência durante a noite
- Chora por comida várias vezes durante a noite
- Costuma acordar mais cedo do que os pais

 

Falando do sono noturno, ainda que seja comum ou ao menos a gente pense ser comum, as noites em claro quando se tem um bebê dentro de casa, a coisa não é bem assim. Tal como nós adultos precisamos de um número X de horas de sono, para estarmos dentro dos padrões saudáveis de descanso, as horas de sono do bebê também são muito importantes. Até mais, se levarmos em consideração que são seres em desenvolvimento. 

Os bebês precisam de no mínimo 8 horas de sono noturno. Mesmo que durante a noite seja comum que bebês de até 4 meses acordem para a amamentação, esse tempo mínimo deve ser respeitado para um desenvolvimento saudável.

Para identificar se existem mudanças significativas de sono no bebê, precisamos ficar de olho nos seguintes sinais: acordar mais do que três vezes durante a noite, levar mais de uma hora para voltar a dormir após um despertar noturno e dificuldade constante para dormir e manter um sono duradouro.

Devemos levar em consideração algumas etapas que são “normais” no processo de desenvolvimento do bebê, e também podem interferir em uma boa noite sono, como as cólicas, por exemplo, muito comuns nos primeiros meses de vida.

Lembrando sempre que o acompanhamento de um pediatra é essencial durante todo o desenvolvimento do bebê. E qualquer suspeita de problema que esteja afetando diretamente a saúde do bebê, deve ser imediatamente levada ao conhecimento do seu médico.

 

3- Quais as possíveis causas de problemas no sono?

Em geral, as causas citadas até aqui estão relacionadas diretamente aos costumes. Ainda que seja uma tarefa que aparenta ser impossível, com dedicação e mais do que tudo, paciência, é possível condicionar o seu bebê a se adaptar ao seu ciclo de sono, ao invés de você se adaptar ao dele. Algumas possíveis causas para o problema no sono do bebê:

 

- Cólicas: muito comuns nos primeiros meses devido a alimentação
- Temperatura: muita atenção na temperatura do ambiente e nas roupinhas do bebê para que ele não sinta frio ou calor demais
- Excesso de atividades antes de dormir: atividades são essenciais, mas muito perto da hora de dormir, podem ser prejudiciais ao sono. Pois ao invés de gerar cansaço, podem acabar deixando o bebê mais alerta
- Ambiente: nada de luz acesa ou canções de ninar muito altas na hora do soninho.

 

O que a gente aprendeu com tudo isso?

Que as suas noites em claro estão com os dias contados! É só você seguir as nossas dicas para mudar completamente a rotina noturna do seu bebê, e fazer com que ele tenha noites de sono muito mais saudáveis e tranquilas.

E não só isso, ao usar os nossos cosméticos você tem a certeza de estar usando um produto 100% natural, com eficácia comprovada por várias mamães, que mudaram completamente as suas rotinas de sono.

 

Não se esqueça de conferir o nosso site para conhecer outros produtos naturais que vão fazer toda a diferença nos cuidados com o seu bebê. Acompanhe também as nossas redes sociais, pois lá você ficará por dentro de todas as nossas novidades, tal como depoimentos de várias mamães que já fizeram uso de nossos produtos e já estão sendo beneficiadas pelo uso da aromaterapia em suas rotinas. Temos também o Canal do Youtube, com conteúdos incríveis!

 

Fique à vontade para deixar o seu feedback também, ele é muito importante para nós. Pois como também somos mamães, buscamos desenvolver produtos pensando no bem-estar dos nossos filhos.