11/04/2023

Guia completo sobre acne + bônus com rotina de skincare somente com produtos 100% naturais

Que as espinhas incomodam e podem afetar a auto estima de adolescentes e adultos você já sabia. Mas será que você sabia que a acne é considerada de fato uma doença de pele?

Isso mesmo, e ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia essa doença atinge 56% dos brasileiros adultos e até 90% dos adolescentes. Sendo assim, é a doença de pele que mais faz as pessoas procurarem a ajuda de dermatologistas.

Então, nesse texto queremos te ajudar a entender um pouco mais sobre essa doença, como ela acontece e como você pode evitar e tratar. E ainda tem um bônus no final, uma rotina de skincare com produtos naturais e de alta qualidade.

 

O que são espinhas

As espinhas são inflamações na pele. Ocorrem quando as glândulas secretoras de óleo - as famosas glândulas sebáceas, inflamam, e assim acabam provocando as espinhas, cravos, cistos e caroços.

Geralmente as espinhas aparecem em maior quantidade no rosto, peito e costas. Porque esses são os lugares do corpo que mais contém glândulas sebáceas.

 

Diferença entre espinha e acne

O termo acne já se popularizou, e a gente usa ele para denominar qualquer erupção que aconteça na pele, mas, existe diferença.

A espinha é um fator isolado. Aquelas que aparecem na tensão pré-menstrual, em momentos de estresse e por aí vai. E a acne é o nome dado para a doença em si, quando a pessoa tem várias espinhas, cravos e até lesões mais graves.

Essa denominação foi instituída pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, ou seja, uma espinha esporádica não caracteriza uma doença. É algo que pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer época da vida. Já a acne é uma doença, com sintomas, diagnóstico e tratamento.

 

Como a acne se forma na pele

Em geral, os hormônios causam uma maior produção de sebo, o que torna a pele mais oleosa. Na sequência, esses mesmos hormônios aumentam a produção de células da pele que vão cobrir os poros.

Assim, esses poros ficam obstruídos com uma mistura de sebo e células, e tornam-se o ambiente perfeito para a proliferação da bactéria da acne. Esse processo resulta em vários tipos de espinhas, desde as mais simples até as pústulas ou cistos profundos que podem deixar cicatrizes. 

 

Principais causas de espinhas

Existem várias situações que podem desencadear espinhas e acne, mas a base da evolução da doença geralmente é hormonal.

 

  • alterações hormonais

Sendo a base da doença, as alterações hormonais são as principais causadoras de acne. Mas o que seriam essas alterações hormonais? O aumento ou diminuição na produção de alguns hormônios podem ser um mecanismo natural do corpo, como a puberdade, a tensão pré-menstrual e a gestação por exemplo.

Por isso é tão comum que acne faça a sua primeira grande aparição na adolescência, que é um momento de grande mudança no corpo, com a liberação dos hormônios testosterona nos meninos e progesterona e estrogênio nas meninas.

Nas mulheres, a TPM também pode ser uma grande causadora de espinhas, pois também acontece um aumento repentino na produção dos hormônios. O mesmo vale para o período gestacional. 

 

  • predisposição genética e histórico familiar

Pessoas com casos mais graves de acne geralmente tem um histórico familiar, onde pai, mãe ou avós também enfrentaram o mesmo problema.

Essa predisposição genética influencia no comportamento da pele, que pode produzir sebo demais, tornando-se uma pele oleosa. Ou que pode tornar-se uma pele que produz mais queratina do que o necessário e acaba obstruindo os poros, ou uma pele que tem menos lipídios para se proteger, o que acaba refletindo em inflamações bacterianas.

E além de tudo isso, a predisposição genética ainda influencia em como a pele se comporta em relação aos fatores ambientais e externos. 

 

  • fatores ambientais e externos

Esses são fatores que não são intrínsecos ao ser humano, ou seja, fatores que vão além do nosso controle.

Nesse tópico podemos citar o uso indevido de cosméticos para pele, principalmente os que são muito pesados e oleosos. Produtos para os cabelos também podem ser causadores de espinhas, principalmente aquelas que aparecem nas laterais do rosto, ombros e costas.

Exposição solar excessiva sem proteção, estresse e má alimentação também são fatores externos que podem contribuir para o aparecimento de espinhas.

 

  • uso de medicamentos

O aparecimento de acne devido a medicamentos pode ser encaixar tanto em fatores externos quanto em fatores hormonais, isso porque os medicamentos são de fato agentes externos, e também porque dependendo do medicamento, ele pode ter como efeito colateral as alterações hormonais.

 

Tipos de espinhas

  • Como já vimos no começo do texto que acne e espinhas são coisas diferentes, elas também têm diferentes tipos de classificação.
  • cravos brancos: glândulas sebáceas entupidas, com poro fechado
  • cravos pretos: glândulas sebáceas entupidas, com poro aberto. O contato com o ar oxida o cravo, resultando na coloração escura
  • pápulas: espinhas pequenas e elevadas, sólidas e avermelhadas
  • pústulas: são pápulas com pus
  • nódulos: crescimentos anormais, que formam elevações na pele
  • cistos: elevações grandes, avermelhadas e com pus. Costumam ser bastante dolorosos e podem deixar cicatrizes.

 

Tipos de acne

A acne é classificada em 5 tipos, que dizem respeito à gravidade da doença e ao tratamento adequado para cada nível.

 

  • acne Grau I

Chamada de Acne Comedônica, é a mais comum e a mais leve. Caracteriza-se pela presença de cravos nas regiões das bochechas, nariz e testa. Neste nível não há presença de espinhas, apenas cravos. 

 

  • acne Grau II

É a Acne Pápulo-pustulosa, neste nível, além dos cravos há também a presença de espinhas menores, porém inflamadas, avermelhadas e com pus.

 

  • acne Grau III

Conhecida também como Acne Nódulo-cística. Na acne de grau III temos a presença de cravos e espinhas maiores, mais inflamadas e doloridas.

 

  • acne Grau IV

Essa é a Acne Conglobata. Caracterizada por lesões maiores que produzem secreção e podem acabar deixando cicatrizes na pele.

 

  • acne Grau V

Sendo o nível mais alto, o grau V também é chamado de Acne Fulminans. Resulta em uma grande inflamação na pele, causando mal estar e até mesmo febre. Pode exigir intervenção médica.

 

Mapa das espinhas

Agora que já conhecemos mais sobre acne e espinhas, como elas surgem e quais os tipos, surge outra dúvida. A localização das espinhas quer dizer alguma coisa? Ou não importa o local do corpo, todas acontecem pelo mesmo motivo?

Aqui é importante abrir um parêntesis para falar sobre o mapa das espinhas. Ele foi criado na antiga medicina chinesa e ainda existem poucos estudos sobre ele na medicina ocidental. Porém, algumas publicações como o Medical News Today, já mostram comprovações que a localização das espinhas falam muito sobre elas.

De toda forma, é sempre interessante aprender algo novo, que pode nos ensinar como lidar melhor com o nosso corpo, certo? Então vamos entender como funciona o mapa das espinhas.

 

  • Zona T: testa, nariz e queixo

Geralmente são os locais mais afetados pela acne, porque tem mais concentração de glândulas sebáceas. E de acordo com a medicina oriental, espinhas que aparecem nessa região estão ligadas ao sistema nervoso e digestivo, ou seja, problemas ligados diretamente a esses dois sistemas podem resultar em espinhas na zona T. 

 

  • Linha do cabelo e têmporas

Acne perto da linha dos cabelos pode estar ligada diretamente aos produtos que você está usando nos cabelos. Shampoos, condicionadores, leave-ins e outros cosméticos com aditivos demais podem prejudicar a pele e causar espinhas. Procure escolher sempre produtos naturais e adequados para você.

E seguindo ainda a medicina chinesa, o aparecimento de espinhas nas têmporas e também nas orelhas, pode ser indicativo de alguma condição renal.

 

  • Maxilar e pescoço

Espinhas na região da mandíbula e pescoço estão ligadas diretamente às questões hormonais. É aqui que aparecem os efeitos da acne da mulher adulta.

A acne da mulher adulta ocorre geralmente depois dos 25 anos, e está ligada a casos de ovário policístico ou alguma outra alteração hormonal. Afeta principalmente o pescoço e o terço inferior do rosto, que é a região da mandíbula. Geralmente as espinhas aqui são mais inflamadas e doloridas e podem deixar manchas na pele.

E neste ponto temos um consenso entre as medicinas oriental e ocidental. Ambas apontam que a acne na região do maxilar e pescoço estão ligadas a questões hormonais.

 

  • Bochechas

Acne nas bochechas tende a ser resultado de hábitos cotidianos, como ficar muito tempo com a mão no rosto, ou friccionando a pele. E de acordo com a medicina oriental, as espinhas que aparecem nessa região estão ligadas aos rins e ao sistema respiratório.

 

Como cuidar da pele com espinhas

Existem alguns cuidados básicos que podemos ter com a nossa pele, que podem prevenir e tratar a acne. Mas, vale lembrar que sendo a acne uma doença de pele, é sempre bom procurar a ajuda de um profissional, nesse caso um dermatologista. 

Dito isso, vamos falar sobre coisas simples que você pode fazer em casa, e que com certeza vão te ajudar muito:

  • lave os rosto duas vezes ao dia, com um sabonete suave
  • lave as mãos com frequência e evite tocar o rosto sem necessidade
  • não esfregue a pele nem esprema as espinhas, isso pode deixar cicatrizes
  • tente manter os cabelos longe do rosto
  • evite exposição solar sem proteção
  • mantenha uma alimentação equilibrada
  • não dormir com maquiagem
  • usar cosméticos naturais e adequados para o seu tipo de pele

Como falamos, esses cuidados não excluem a orientação de um dermatologista, até mesmo porque acnes de grau III e mais severas exigem tratamento profissional.

 

Bônus: rotina de skincare para pele acneica com Verdi Natural

E chegou o momento mais aguardado desse texto, a rotina de skincare para pele com espinhas, usando apenas produtos naturais e certificados.

 

  • 1º passo: Gel de Limpeza Natural Purificante

Lave o rosto utilizando o Gel de Limpeza Natural Purificante da Verdi Natural. Aplique uma pequena quantidade no rosto e vá espalhando com movimentos circulares até formar uma espuma homogênea. Enxágue em seguida.

O Gel de Limpeza Natural Purificante foi desenvolvido para o controle da pele adolescente com tendência a acne. Ele limpa suavemente as impurezas da pele, auxilia no controle da oleosidade e não agride a barreira de proteção da pele.

Principais ativos do Gel de Limpeza Natural Purificante: Óleo Essencial de Menta Piperita e Glicerina.

 

  • 2º passo: Tônico Facial Natural Purificante

Depois de lavar o rosto com o Gel de Limpeza aplique uma pequena quantidade do Tônico Facial Natural Purificante. Espalhe bem por todo o rosto com a ajuda de um ecopad ou algodão. Não é necessário enxaguar e nem remover o produto da pele.

O Tônico Facial Natural Purificante auxilia na desintoxicação da pele, minimizando os poros, eliminando as impurezas e controlando a oleosidade. Não agride a barreira de proteção da pele.

Principais ativos do Tônico Facial Natural Purificante: Óleo Essencial de Menta Piperita, extrato de Iris Florentina, Aloe Vera e Vitamina E.

 

  • 3º passo: Bálsamo Facial Natural Matificante

Depois de usar o Tônico Facial Natural Purificante aplique o Bálsamo Facial Natural Matificante na pele limpa e seca. Use uma pequena quantidade e espalhe delicadamente em todo o rosto. Não precisa enxaguar.

O Bálsamo Facial Natural Matificante hidrata suavemente a pele reduzindo a aparência dos poros. Acalma e deixa a pele mais macia. Tem rápida absorção e proporciona uma sensação refrescante, auxiliando no controle da oleosidade.

Principais ativos do Bálsamo Facial Natural Matificante: Óleo Essencial de Menta Piperita, Óleo de Rosa Mosqueta, Óleo de Amêndoas Doce e Manteiga de Murumuru.

Todos os produtos da Linha Teen da Verdi Natural são desenvolvidos para o cuidado da pele adolescente com tendência a acne. São livres de fragrâncias, corantes, parafina e óleo mineral. Podem ser usados diariamente a partir dos 10 anos de idade.

Kit Teen Facial Anti-Acne proporciona cuidado diário para a pele acneica. Sua fórmula clean beauty e minimalista foi desenvolvida com ativos naturais selecionados para a pele delicada do adolescente.

 

 

A acne pode parecer complicada, mas vai ficar tudo bem

Que bom que você chegou até o final deste texto. Esperamos ter ajudado a tirar as suas dúvidas a respeito de espinhas e acne.

A adolescência é uma fase difícil, os hormônios “bagunçam” o corpo e as emoções, e o aparecimento da acne é mais um fator para tornar essa fase ainda mais complicada. Mas lembre-se que vai ficar tudo bem, a acne tem tratamento e se a pele for bem cuidada e tratada, não ficará com cicatrizes.

Por isso lembre-se de usar produtos adequados, naturais e certificados. E claro, sempre busque ajuda profissional. Um dermatologista vai te passar o tratamento mais adequado para o seu caso. E os produtos Verdi Natural estão aqui para te ajudar nesse processo.

E por fim, não esqueça de conferir o nosso site para conhecer outros produtos naturais que podem te ajudar a ter uma rotina mais saudável com o seu corpo. Acompanhe também as nossas redes sociais e nosso Canal do Youtube, tem muito conteúdo incrível por lá.